Organograma na Construção CiviL

Organograma na Construção CiviL

Pensar em montar um negócio e ser o próprio patrão, é um desejo de muitos brasileiros. Mas, o que é necessário para uma empresa ser estruturada, e o melhor, se manter durante as várias mudanças de mercado ao longo de décadas? Um escritório de arquitetura, uma corretora de imóveis, uma empresa de engenharia civil, seja de qual ramo for, deve estabelecer e cumprir uma estrutura de trabalho bem definida. Essa estrutura pode ser representada por um esquema gráfico que é chamado de organograma.

A organização de uma empresa está descrita no cronograma. Onde existem órgãos/cargos que cumprem e determinam funções de acordo com a hierarquia/nível em que estão alocados. Esse esquema organizacional pode ser seguido de várias maneiras, dependendo do tipo de modelo utilizado. O Organograma Tradicional é o modelo mais conhecido. Onde se tem um presidente no topo, seguido de diretores que determinam as ações para os gerentes, e assim por diante até chegar no caixa, que é o retorno dos produtos ou serviços vendidos. Existem alguns outros exemplos de organograma: Organograma Circular; Organograma Matricial; Organograma Funcional; Organograma Linear de Responsabilidade (OLR). Todos funcionam de maneira diferente mas, tem o mesmo objetivo. Fazer a empresa progredir no mercado.

Quando pensamos na construção civil, também podemos encontrar um cronograma. Para a realização de uma obra, seja uma residência ou um prédio. O esquema organizacional é primordial para que todos saibam as determinadas funções que devem exercer para chegar ao objetivo final que é ter a obra concluída dentro do prazo estabelecido. Construir ou reformar, vai muito além de pedreiros que executam a obra. Podemos citar aqui alguns cargos ligados diretamente na execução. Mestre-de-obras; encarregados; pedreiros (que já citamos); serventes de pedreiro; eletricistas; pintores, e por aí vai. Uma hierarquia organizacional de cargos que desempenham determinadas funções. Com tecnologia, esse organograma pode ser ainda mais amplo. Profissionais de inteligência artificial (IA); programadores; analistas de TI. Todos envolvidos para integrar engenharia civil com tecnologia e promover todo o controle da obra desde a escolha do terreno. E o melhor, tudo de maneira instantânea e online.

Acompanhe mais sobre esse e outros temas da construção civil em nosso blog.

Quer mais informações sobre Organograma?

Estamos à disposição!

É só entrar em contato:

(47) 9937-7823

ferrari@fastbuilt.com.br

QUEM É A FAST BUILT

Somos uma empresa de engenharia, focada em Soluções de Tecnologia para Elaboração do Manual do Proprietário e Manual AS BUILT. Temos um time de Engenheiros e Programadores experientes e comprometidos com a INOVAÇÃO e TECNOLOGIA, sempre buscando o aperfeiçoamento e utilizando os mais modernos sistemas de TI, plataformas e INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

#fastbuilt

#inteligenciaartificial

#inovacao

#tecnologia

#engenhariacivil

#arquitetura

#construcaocivil

#organograma

#planejamentodaobra

#manualdoproprietario