Na construção civil, a eficiência é essencial para garantir o sucesso, o progresso e a excelência nas obras. À medida que uma construtora busca aprimorar suas operações, há ferramentas que se destacam como impulsionadoras de mudanças positivas: as plataformas de gestão.
Neste artigo, vamos falar sobre os benefícios da adoção de uma plataforma de gestão do relacionamento com o cliente e como ela pode otimizar processos internos.
Uso de plataformas de gestão na construção civil
Hoje acessamos o celular em mais da metade do tempo em que estamos acordados. A informação é de uma pesquisa da Electronics Hub, que diz que os brasileiros passam mais de 9 horas por dia olhando para a tela do celular.
Além de memes e fotos do fim de semana, também acessamos diversos dados importantes do nosso dia a dia pelo aparelho. Transações bancárias, mensagens instantâneas e informações importantes do trabalho são acessadas diretamente da palma da mão.
Sendo assim, por que não adotar essa facilidade na construção civil? Plataformas e aplicativos de gerenciamento de informações garantem o acesso fácil a dados dos clientes, fotos e vídeos das obras, projetos construtivos e chamados de assistência técnica.
Centralização de informações
A base de qualquer operação eficiente é o acesso fácil e rápido às informações essenciais. Com uma plataforma de gestão, as construtoras experimentam uma integração de dados, desde o status das obras até os detalhes específicos do cliente.
Isso significa que as equipes podem acessar informações críticas com apenas alguns cliques, reduzindo o tempo gasto em busca de dados dispersos em diferentes sistemas. Essa visibilidade abrangente permite uma tomada de decisão mais ágil, facilitando a identificação de áreas que exigem atenção imediata e garantindo que todos estejam na mesma página.
Feedbacks em tempo real
Com a possibilidade de acesso ao sistema a qualquer momento e de qualquer lugar – do canteiro de obras, por exemplo, a plataforma garante a retroalimentação de informações. Uma observação do engenheiro, chamados de assistência técnica, atualização do checklist na hora da vistoria do imóvel para a entrega das chaves…todos os dados são consolidados em tempo real e permitem uma resposta rápida ao problema ou à solicitação.
A possibilidade de responder rapidamente às preocupações dos clientes e ajustar processos internos com base no feedback direto contribui não apenas para a satisfação do cliente, mas também para a evolução constante das práticas operacionais.
Eliminando retrabalho e recadastramento
O retrabalho é comum quando não há integração de dados entre sistemas e centralização de informações. Esse obstáculo impede uma atuação fluida da equipe da construtora e força o desperdício de tempo e recursos que poderiam estar sendo direcionados para outras tarefas.
Ao eliminar essa redundância de processos, as construtoras economizam esses recursos valiosos e as equipes podem se concentrar em atividades que agregam valor, em vez de lidar com a frustração do retrabalho. Isso não apenas aumenta a produtividade, mas também contribui para a construção de uma cultura organizacional focada na eficiência.
Com informações precisas e atualizadas disponíveis para a construtora, as interações com os clientes tornam-se mais personalizadas e eficientes. Assim, o relacionamento se torna mais sólido e os clientes mais satisfeitos.
Por que escolher a FastBuilt?
Contamos com funcionalidades que apoiam a sua construtora em toda a jornada de consumo. Todas as funcionalidades disponíveis impactam tanto na experiência da construtora, quanto na jornada do cliente.
Com a Assistência Técnica, por exemplo, a construtora conta com pedidos de reparos de forma centralizada e pode dar mais agilidade aos atendimentos. Em um painel completo e intuitivo, é possível ter maior visibilidade sobre os chamados e reduzir custos de deslocamento dos profissionais.
A plataforma da FastBuilt é integrada com os principais sistemas de gestão utilizados pelas construtoras de todo o Brasil. Assim, os dados cadastrados ficam disponíveis em ambos os sistemas e não há o retrabalho e necessidade de recadastramento de informações pela equipe da construtora.
Com o Acompanhamento de obras, a construtora pode fornecer informações transparentes aos clientes, fotos, vídeos e outros dados de como está cada etapa do empreendimento. Outra forma de se aproximar do cliente através da comunicação é com o Manual do Proprietário Digital. Com essa funcionalidade, a construtora disponibiliza fotos e vídeos com instruções sobre o imóvel, como tubulações, infraestrutura e também garantias. O material pode ser acessado pelo smartphone através do aplicativo da FastBuilt, o que garante facilidade e rapidez no uso.
Várias outras funcionalidades estão disponíveis no portfólio da FastBuilt, que pode ser acessado pelo site www.fastbuilt.com.br.