BLOG

Além do metaverso: 4 conceitos sobre construção do futuro

A tecnologia tem desempenhado um papel crucial na evolução do setor de construção. Além da realidade virtual, diversas outras questões estão sendo consideradas na construção do futuro.

Quem pensa que esses conceitos ainda não são aplicáveis ou que levarão muito tempo para chegar às empresas está enganado. A construção do futuro já está sendo delineada, e as construtoras que desejam manter a lucratividade precisam ficar atentas às novidades.

 

Veja aqui os 4 conceitos que farão parte da construção do futuro:

  • Inovação: apesar de abrangente, este conceito tem tudo a ver com a nova fase da construção brasileira; do canteiro de obras à assistência técnica após a entrega do imóvel, cada vez mais novas tecnologias são aplicadas no setor.

    Entre algumas das inovações que se tornam frequentes nas construtoras estão, por exemplo, o uso de Internet das Coisas para controle de produtividade e captação de dados ao longo das obras, sistemas de mobilidade para registro de informações dentro da própria obra e assistência virtual no pós-obra, ampliando as oportunidades de relacionamento com o cliente.

  • Transformação digital: similar à inovação, o conceito de transformação digital está mais ligado ao impacto positivo da inovação na construção. No futuro, ela será cada vez mais frequente, onde a revisão de processos e de uso de soluções fará parte da rotina dos gestores, em busca de lucratividade e melhor desempenho.

    A “Transformação Digital: O Futuro da Construção Conectada”, realizada pela International Data Corporation (IDC), constatou que para 72% dos gestores esse tema é prioridade.

    A transformação digital não impacta apenas a forma de gestão, mas é através dela que as construtoras podem ampliar o leque de informações relevantes para a melhor tomada de decisão. Com dados precisos, máquinas cada vez mais potentes e sistemas funcionais, novos insumos devem se popularizar, contribuindo também com outro conceito do futuro da construção, que falaremos a seguir.

  • Sustentabilidade: não é de hoje que se fala em sustentabilidade, mas, cada vez mais, esse conceito se populariza, estabelecendo boas práticas que não se limitam à proteção do meio ambiente. Com um consumidor mais consciente e exigente, a construção precisa se adaptar para a realização de projetos mais limpos e com menos desperdício – que, aliás, é sempre um desafio, já que onera diretamente no custo final da obra.

    O uso de insumos menos poluentes e resistentes, o maior controle da rotina construtiva e de assistências técnicas são ações que vão contribuir para uma construção mais sustentável.

  • Industrialização: por fim, é impossível falar em futuro da construção sem citar a industrialização. Esse modelo de realização de obras, onde muitos dos processos são realizados dentro de uma fábrica, está cada vez mais comum. Futuramente, o conceito de industrialização no canteiro de obras e depois dele, já na fase de manutenção, estará diretamente ligado com metodologias de trabalho eficientes e redutores de desperdícios – a Lean, por exemplo.

 

Na sua construtora, quais destes conceitos já são analisados para ampliar o seu crescimento em longo prazo?

Outros Conteúdos

plugins premium WordPress