A qualidade e os custos da obra

A qualidade e os custos da obra


Quando você quer construir, independente do tipo de construção, o ponto mais importante que você busca é a qualidade da obra. Seja uma residência ou um prédio, essa qualidade passa por um fator determinante. Os custos da obra.

Com o terreno escolhido, são basicamente algumas etapas que devem ser seguidas para no futuro ver a obra finalizada. Sem contar as etapas que são da prefeitura para retirar os alvarás que a obra necessita. Então, o primeiro ponto é a contratação de um arquiteto para desenvolver o projeto arquitetônico, e um engenheiro civil para elaborar o projeto estrutural. Depois disso, inicia-se a obra propriamente dita, com a equipe de pedreiros que fará o projeto do imóvel sair do papel para erguer a obra no terreno.

O custo da obra tem muito haver com o tempo da obra. Quanto mais demorada é a construção, mais elevado será o custo. Isso é um “raciocínio lógico”, devido ao custo da mão de obra com os pedreiros que na maioria das vezes cobram por diária e em alguns casos é necessário um grande número desses profissionais. Mas, é possível manter a qualidade da obra, com custos reduzidos? A resposta é sim, e depende de alguns fatores.

É nesse sentido que entra a engenharia de custos. Todo o planejamento necessário é feito para que a obra tenha os custos calculados em cada etapa, e o engenheiro de custos, acompanha a obra em todas as fases, fazendo a gestão dos custos, e também o fluxo de caixa. Acompanhando a obra desde o início, ou melhor ainda, desde a fase de elaboração do projeto, o engenheiro responsável pelos custos, pode levantar algum ponto falho durante a obra e buscar a melhor alternativa para corrigi-lo sem que a obra saia do cronograma que deve ser seguido para que tenha o custo que foi determinado no orçamento final.

Uma vantagem que antigamente era inexistente, se refere à tecnologia. Atualmente, tudo pode ser feito de maneira mais prática. Com um sistema online, é possível ter todas as informações da obra registradas na nuvem, com os tipos de materiais utilizados com configurações e especificações técnicas, os fornecedores com os melhores preços, entre outras informações do imóvel que está sendo construído. Inclusive, podem ser arquivados projetos em 3D.

Esse tecnologia é chamada de inteligência artificial (IA), e com ela é possível ter total controle da qualidade da obra através de um clique no mouse ou no celular. A FastBuilt utiliza essa tecnologia aplicada à construção civil, sendo uma ferramenta que garante melhor visibilidade, principalmente de maneira detalhada e assertiva, de todas as etapas da obra. Seja de qual proporção ou tipo for. Residencial, comercial ou industrial. A obra que é executada com o auxílio, ou acompanhamento da inteligência artificial, utilizando a ferramenta FastBuilt, quando se faz necessária uma reforma, também terá o custo mais baixo. Tudo por conta do tempo dessa reforma ou ampliação ser menor.  O tempo para realizar determinada intervenção no imóvel já pronto, será menor. Pois, a gestão de obras que essa ferramenta permite fazer, mapeando todas as etapas da obra,   permite chegar aos pontos exatos de onde estão as conexões e ligações, por exemplo, hidráulicas ou elétricas, com apenas uma intervenção 100% confiável para executar o serviço.

Quer saber mais sobre Inteligência Artificial?

Estamos à disposição!

É só entrar em contato:

(47) 9937-7823

ferrari@fastbuilt.com.br

QUEM É A FASTBUILT

Somos uma empresa de engenharia, focada em Soluções de Tecnologia para Elaboração do Manual do Proprietário e Manual AS BUILT. Temos um time de Engenheiros e Programadores experientes e comprometidos com a INOVAÇÃO e TECNOLOGIA, sempre buscando o aperfeiçoamento e utilizando os mais modernos sistemas de TI, plataformas e INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

#fastbuilt

#inteligenciaartificial

#engenhariacivil

#arquitetura

#qualidadedaobra

#custosdaobra

#engenhariadecustos

#planejamentodaobra


Bitnami