Benefícios do uso da Tecnologia na Construção Civil

Benefícios do uso da Tecnologia na Construção Civil

Mais importante que construir uma grande obra, é fazer isso dentro do tempo planejado e também dentro do orçamento. Ninguém quer desperdício de materiais, tempo e dinheiro. Atualmente, é cada vez mais frequente o uso da tecnologia no canteiro de obras. Com os Benefícios do uso da Tecnologia na Construção Civil, é possível construir mais rápido, dentro do orçamento, e manter a qualidade final da obra.  

Uma empresa que investe no uso de tecnologia tende a possuir mais vantagens competitivas em relação às empresas da construção que ainda operam digamos, “manualmente”, para construir os empreendimentos. Seja a construção de um pequeno empreendimento ou grandes prédios, o uso dos dispositivos móveis podem fazer parte da obra desde o começo.

Atualmente já existem apps, que podem contribuir para aumentar a produtividade no canteiro de obras. Utilizando essa ferramenta, é possível organizar o investimento correto para a compra de materiais, e também, monitorar esse consumo para saber se está sendo devidamente utilizado, sem desperdício.  Assim, com o uso da tecnologia, cada etapa da obra pode ser registrada e o acesso a todas as informações de materiais e outros equipamentos que estão sendo utilizados na obra ocorrem em tempo real, aumentando consideravelmente o tempo de resposta do construtor que pode ser muito mais rápida para corrigir qualquer eventual falha na execução do serviço.

Outro tema importante na construção civil, é a segurança no trabalho. Com a tecnologia utilizando inteligência artificial, é possível fiscalizar o uso dos (EPIs), que são os equipamentos de proteção individual, ou até os equipamentos de proteção de uso coletivo (EPCs). O responsável pela obra pode receber automaticamente a informação de que determinado equipamento não está sendo utilizado por determinado profissional. Com o monitoramento dos itens de segurança no canteiro de obras em tempo real, e oferecendo as condições adequadas de trabalho que uma obra exige, o construtor irá evitar acidentes, e, consequentemente mantendo a saúde dos profissionais com um bom ambiente de trabalho, terá mais garantias de entregar a obra dentro do prazo determinado.

O gerenciamento de obras é outro ponto importante. Todos esses pontos que citamos acima fazem parte dele. Quando se está construindo um prédio, por exemplo, o volume de informações que devem ser coletadas e armazenadas durante toda a obra é muito grande. Do escritório que faz a gestão até o canteiro de obras, as informações devem ser precisas. Assim, a inteligência artificial possibilita que essas informações sejam armazenadas na nuvem, podendo ser acessadas por qualquer pessoa de qualquer lugar. Novamente o tempo de resposta é mais rápido com o uso da tecnologia.

Para o mais interessado em ver o prédio pronto para se mudar logo para o apartamento que comprou, o cliente, poder mostrar de maneira clara a evolução da obra, com fotos ou vídeos, pode ser um diferencial da construtora. Inclusive, a FastBuilt está desenvolvendo um sistema que permite entregar o manual do proprietário totalmente online, com as informações armazenadas na nuvem. Assim, o dono de um apartamento que antes de se mudar customizou o ambiente, deixando por exemplo, a planta hidráulica e elétrica diferente do padrão da construtora, terá acesso atualizado a sua planta com as devidas alterações.

Com o aumento da produtividade, mais segurança no trabalho, e o acompanhamento com o gerenciamento de obras, todos realizados com o uso da tecnologia disponível atualmente, os custos da obra podem ser reduzidos. Sem pensar em estatísticas, e só analisando o transtorno/atraso que um equipamento utilizado indevidamente e que acaba se estragando ou um profissional que se acidenta por não ter utilizado os equipamentos de segurança, pode causar. A inteligência artificial é um investimento muito significativo para que se tenha o total controle da construção. Inovar com o uso da tecnologia na construção civil traz muitos benefícios que vão além do planejamento da obra. Pode trazer principalmente mais clareza com a transparência de informações entre construtor e cliente.

Quer saber mais sobre tecnologia e construção civil?

Estamos à disposição!

É só entrar em contato:

(47) 9937-7823

ferrari@fastbuilt.com.br

QUEM É A FASTBUILT

Somos uma empresa de engenharia, focada em Soluções de Tecnologia para Elaboração do Manual do Proprietário e Manual AS BUILT. Temos um time de Engenheiros e Programadores experientes e comprometidos com a INOVAÇÃO e TECNOLOGIA, sempre buscando o aperfeiçoamento e utilizando os mais modernos sistemas de TI, plataformas e INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

#fastbuilt

#inteligenciaartificial

#engenhariacivil

#arquitetura

#gerenciamentodeobra

#segurancadotrabalho

#tecnologianaconstrucaocivil

#planejamentodaobra

#gestaodeobra