A construção de um imóvel é apenas o começo de uma jornada que envolve cuidados contínuos para preservar sua estrutura e valor ao longo do tempo. E existem alguns desafios que colocam em risco a realização correta das manutenções preventivas, essenciais para a preservação dos empreendimentos.
Quando se trata de cuidados com a área privativa do imóvel, a jornada vai além da comunicação entre construtora e cliente. Para que a sua empresa possa ajudar o consumidor a realizar os reparos, separamos aqui algumas dicas para tornar o processo mais eficiente e transparente. Confira!
Por que nem sempre o morador realiza a manutenção preventiva?
As manutenções preventivas ocorrem em tempos diferentes a depender dos componentes do imóvel. Revestimentos, instalações elétricas ou hidráulicas, pinturas e outros têm períodos distintos para passarem por reparos. O primeiro desafio para o morador é conhecer estas datas, considerando que elas ocorrem ao longo dos anos.
Além disso, há ainda outro fator. De acordo com um estudo da plataforma de gestão de imobiliárias Refera, 60,9% dos entrevistados dizem que um grande desafio é conseguir mão de obra qualificada. Logo em seguida 45% dizem que a principal dor é o preço alto.
Considerando esses três fatores – conhecimento, mão de obra e custo – confira dicas de ações que a sua construtora pode tomar para ajudar os proprietários nessa jornada:
Utilize nossa plataforma para comunicar datas com antecedência
Facilitar o acesso às informações sobre as datas corretas para manutenção é essencial para o sucesso do processo. Para ajudar o seu cliente a realizar os cuidados com o imóvel, crie um cronograma detalhado, incluindo não só datas, mas também dicas para realização dos ajustes.
Com a plataforma da FastBuilt é possível centralizar todas as datas, garantias e atendimentos e ainda personalizar comunicados recorrentes para que o cliente não esqueça das manutenções.
Ofereça apoio com mão-de-obra
Se um dos grandes desafios para o cliente é a falta de conhecimento de profissionais especializados, considere incluir em seus comunicados contatos de parceiros para realização das manutenções. A própria equipe parceira na construção de seus empreendimentos pode ser destinada para essas atividades, garantindo mais qualidade ao trabalho e evitando erros que causem a necessidade de reparos mais severos e assistências técnicas.
Esse cuidado também pode ser tomado no caso de manutenções em áreas comuns de empreendimentos – contar com uma equipe técnica parceira ou ainda equipe própria que possa assumir esses projetos de manutenções pode não só facilitar a rotina do cliente, quanto trazer mais uma fonte de renda para o negócio.
Traga dados relacionados a custos
Outra dica para apoiar o cliente na jornada das manutenções preventivas pode ser incluir, ainda na entrega do empreendimento ou nos avisos antecipados, uma previsão dos custos. Isso pode ser imprescindível para o cliente organizar seu orçamento e manter as manutenções em dia.
A comunicação eficiente, apontando o quanto de gastos desnecessários com reparos maiores podem ser evitados com a manutenção também é um argumento fundamental para que o cliente mantenha a realização dos reparos.
Manter o imóvel em boas condições é uma responsabilidade compartilhada entre construtora e cliente. Ao repassar dicas práticas de manutenção preventiva, sua construtora ajuda os clientes a protegerem seu patrimônio, evitando problemas futuros e garantindo a valorização do imóvel. Essas práticas simples, mas eficazes, são fundamentais para a longevidade e segurança do imóvel, além de fortalecerem o relacionamento entre construtora e morador.