Estamos vivendo em uma era em que dados, informações sobre pessoas, transações, gostos, escolhas quase valem mais do que dinheiro. A transformação digital e automação de muitos processos gera uma quantidade absurda de dados que, sem a devida análise, acabam se tornando apenas… uma quantidade absurda de dados. Ferramentas de inteligência de dados se tornam imprescindíveis para a melhor gestão das empresas.
No material abaixo vamos te mostrar como a Inteligência de Dados pode melhorar os processos de pós-obra da sua construtora. Acompanhe!
O que é Inteligência de Dados
Inteligência de dados se refere à coleta, organização e análise de informações coletadas através de softwares de automação que ajudam a tomar decisões estrategicamente. Assim, as ações tomadas pela empresa têm mais chances de sucesso, já que são baseadas em uma pesquisa que tem como resultado informações robustas e completas.
Hoje, geramos e consumimos um grande volume de informações. Sendo assim, o que vai destacar o resultado obtido por meio desses dados não é a quantidade deles, mas sim a qualidade. Além de ser levado em consideração a capacidade de organizar esses dados e também as ideias que eles geram.
Como a inteligência de dados impacta na construção civil
Antes de mais nada, é possível afirmar que esta ferramenta traz diversos benefícios para o mercado da construção civil. Podemos destacar, por exemplo:
- Melhora da segurança em canteiro e administração de obras, já que é possível fornecer informações em tempo real sobre possíveis erros e riscos do ambiente e do projeto;
- Auxílio à otimização de cronogramas de construção e redução de custos, porque fornece previsões precisas sobre o andamento dos projetos;
- Orientação à tomadas de decisão dos gestores;
- Otimização das operações;
- Redução expressiva de custos nos empreendimentos em execução e nos empreendimentos em fase de concepção e lançamento.
Sistema de coleta de dados
Assim, para ter estes resultados, a empresa deve fazer alguns investimentos tecnológicos, como em um sistema de registro, organização e armazenamento de dados. Nesse sentido, a Tecnologia da Informação é importante pois os sistemas devem ser estáveis, acessíveis e estar em constante otimização.
O registro de fotos e vídeos também é importante para que os registros sejam o mais detalhados quanto possível. Desta forma, um sistema com integração com dispositivos móveis é crucial para facilitar a coleta e o armazenamento destes dados de forma remota.
Metodologia BIM
Esta ferramenta facilita a revisão de projetos enquanto eles acontecem. A metodologia BIM (Building Information Modelling – Modelagem da Informação da Construção) oferece uma visão clara do andamento de cada etapa da obra aos seus planejadores e quais os próximos passos em uma construção.
Inteligência de dados no pós-obra
Há pesquisas que mostram que mais da metade dos clientes estão insatisfeitos com o pós-obra. Como resultado, é possível constatar que existem pelo menos dois problemas: a ausência de uma gestão eficiente do pós-obra e falta de informações repassadas aos usuários.
Com a coleta e análise de dados, a construtora pode ter uma abordagem mais pró-ativa com relação à gestão do pós-obra de seus empreendimentos. Então, ferramentas que façam a melhor organização das informações coletadas, além de facilitar o feedback dos clientes, promovem este comportamento.
A atenção dispensada ao pós-obra de um empreendimento gera maior satisfação aos clientes da construtora e fidelização dos mesmos. A inteligência de dados permite que a construtora saiba quais são os principais “problemas” encontrados em uma obra que não podem se repetir nas próximas construções.
Mesmo que haja problema na obra, a construtora que tem dados coletados e analisados pode fornecer informações com maior rapidez para sua equipe de pós-obra e também para seus clientes.
Plataforma da FastBuilt e a gestão do pós-obra
Através da plataforma da FastBuilt, a construtora pode fornecer o Manual Digital do Proprietário, que disponibiliza informações relevantes para o morador e para o síndico. O cliente tem acesso rápido a dados de infraestrutura como tubulação e suas garantias, na palma da mão em tempo real.
Com a funcionalidade de Manutenção Preventiva, a administradora de condomínios tem acesso facilitado a manutenções indicadas, podendo visualizar boas práticas para evitar danos e manter a garantia dos sistemas construtivos que compõem todo o empreendimento.
Já com a NIA, assistente virtual, os atendimentos aos clientes ficam otimizados através de um banco de dados que proporciona aos clientes o acesso a informações com autonomia e rapidez. Com a NIA a construtora também pode disponibilizar dados sobre boas práticas de manutenção e cuidados com os imóveis.
A Assistência Técnica da FastBuilt permite que a sua construtora centralize pedidos de reparos para dar mais agilidade aos atendimentos. Através de um painel completo para selecionar manutenções no mesmo empreendimento, filtrar chamados por nível e urgência e reduzir custos de deslocamento dos seus profissionais.
Por fim, a funcionalidade de Pesquisa de Satisfação pode ser estruturada de acordo com cada empreendimento e enviada via app, de forma interativa e ágil. Assim, você desenvolve a melhoria contínua ouvindo quem realmente importa: o seu cliente.
Quer saber mais sobre a nossa plataforma e como podemos transformar os seus dados em um elemento estratégico para crescimento e melhoria dos negócios? Entre em contato!