A manutenção predial é algo pelo qual toda edificação terá que passar, eventualmente. São serviços necessários para manter o bom estado de conservação do empreendimento, garantindo segurança, durabilidade e a estética do edifício. E neste contexto existe a manutenção predial preventiva, que visa reduzir custos no longo prazo e problemas mais sérios na estrutura do condomínio.
Há quem veja a manutenção predial como algo secundário, sem muita importância. E há também quem recorra a ela apenas quando o prédio apresenta problemas urgentes de estrutura. Porém ambos pensamentos acabam levando o condomínio a gastar mais com situações que podem ser evitadas.
Neste material vamos apresentar a importância da manutenção predial preventiva e como monitorar, facilitando o processo para a construtora e o síndico.
O que é manutenção predial preventiva?
Por mais que tenham sido usados os melhores materiais disponíveis no mercado e práticas mais inovadoras, todo prédio precisa passar por manutenções preventivas periódicas. O próprio nome já diz que essa prática previne problemas sérios, que podem afetar a estrutura do prédio e a segurança dos moradores se forem ignorados.
Além disso, a manutenção predial não é só a reforma, pintura ou outros consertos grandes. Ela começa já no cuidado com a infraestrutura do edifício e de seus equipamentos.
Portanto, dentro do objetivo da manutenção predial, é possível inserir:
- inspeções de rotina, para verificar as condições dos elementos do imóvel;
- pequenas correções nas redes elétrica, hidráulica, pintura e outros, dentro do prédio;
- uso apropriado dos equipamentos e instalações para prevenir problemas com o tempo.
Esses são apenas alguns dos serviços que devem ser observados pela construtora e pelo condomínio.
É também necessário atentar-se aos prazos de garantia recomendados no Brasil pelas Normas Brasileiras (NBRs). Regulamentadas e aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), elas prevêem as garantias para os componentes da obra. Há a recomendação de prazos para cada sistema, que podem variar de 1 até 5 anos, levando em consideração probabilidade de determinados vícios ou defeitos aparecerem.
O plano padrão utilizado pela FastBuilt foi desenvolvido baseado nas normativas:
- NBR 5674 – Manutenção de edificações;
- NBR 14037 – Uso, operação e manutenção;
- NBR 15575 – Desempenho de edificações habitacionais;
- NBR 16280 – Reforma em edificações.
Para evitar gastos maiores e torná-los desnecessários, é importante que a construtora faça, então, as manutenções para prolongar a vida útil do imóvel, prestando atenção aos prazos. Aqui neste blogpost falamos um pouco sobre a relação entre a NBR 15575 e o código de defesa do consumidor.
Como monitorar a necessidade de manutenção preventiva?
É importante contar com um plano de manutenção preventiva, desenvolvido com todas as normas e garantias disponíveis. Com a ascensão da tecnologia no setor da construção civil, é possível contar com sistemas e plataformas que vão avisar ao síndico e à construtora sobre a necessidade das manutenções, fornecendo alertas.
A partir de agora, visando incorporar um novo mercado, de síndicos e administradoras de bens, a FastBuilt conta com esta nova funcionalidade em sua plataforma: manutenção predial preventiva.
Para a co-fundadora e diretora de operações da construtech, “É uma inovação que garante segurança jurídica e visibilidade de todo o planejamento, tanto para o síndico quanto para a construtora”.
Através de tecnologia, como a plataforma da FastBuilt, é possível garantir assistência técnica pós-obra. O morador tem acesso ao manual digital do proprietário e também informações através do aplicativo para garantir autonomia na hora de realizar manutenções ou chamados técnicos. Assim pode-se garantir agilidade no atendimento e atenção especial aos clientes. Redução de custos e maior satisfação dos clientes são outros benefícios da adesão à plataforma.
Inovação e tecnologia à serviço da construção, rumo a um milhão de lares
Já são mais de 50 construtoras adeptas da plataforma da FastBuilt. A startup atua em todas as regiões do Brasil, estando presente em mais de 14 mil residências. A meta da empresa é estar presente em 1 milhão de lares até 2023.
O lançamento da nova funcionalidade, de manutenção preventiva, acontece quando a empresa acaba de finalizar mais uma edição de um dos maiores eventos voltados para a tecnologia e inovação na construção civil e mercado imobiliários. Aqui neste post você pode conferir um pouco mais da 5ª edição do FastBuilt Experience.