Já não é novidade que o pós-obra é uma etapa fundamental para a construção civil. E ter um processo eficiente, com controle de manutenções, chamados, garantias e outros fatores que envolvem este período, faz a diferença para o sucesso dos negócios.
Um estudo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção apontou que o custo do pós-obra pode representar 5% do total de um empreendimento – podendo chegar a 25% em imóveis de alto padrão. Isso significa que, além de prejudicar o relacionamento com o cliente e a reputação da marca, um pós-obra ineficiente traz custos elevados e desnecessários.
Mas o que as empresas estão fazendo para conter estes custos? Reunimos aqui cinco empresas que passaram a usar a tecnologia como um diferencial ao longo de 2024. Veja o que elas têm a dizer sobre um pós-obra mais eficiente e como estamos inseridos na rotina destes negócios!
BP8: foco na personalização do atendimento no pós-obra
Com sede em São Paulo a BP8 adotou a plataforma da FastBuilt para melhorar o acompanhamento das solicitações de seus clientes. A tecnologia permitiu à empresa criar um canal direto e personalizado para tratar questões do pós-obra, reduzindo o tempo de resposta e fortalecendo o relacionamento com os compradores.
Com a centralização dos processos de atendimento, o cliente tem mais segurança e facilidade ao realizar as solicitações, enquanto a construtora agiliza atendimentos e reduz custos de logística, mão de obra e tempo. Além disso, a empresa implementou a solução de Auto Vistoria. Assim, ao realizar uma entrega, cada cliente realiza de forma independente, a vistoria do imóvel, sem a necessidade de acompanhamento de um profissional da construtora. Ao invés de levar semanas para vistoriar todos os imóveis, a entrega pode ser em lote, em um único dia.
Santo André: excelência na comunicação
Já a construtora Santo André, de São Paulo, se destacou por usar a nossa tecnologia para organizar e documentar todo o processo de pós-obra. Isso eliminou gargalos de comunicação interna e proporcionou mais transparência para os clientes, aumentando a satisfação e diminuindo retrabalhos.
Sem o gargalo de atendimento e a padronização dos processos, a Santo André reduziu de 30 para 15 dias o tempo de atendimento e resolução de um chamado. Também teve uma redução de 35% na abertura de novas solicitações, já que o cliente pode consultar diversas informações e um banco de perguntas e respostas na Nia, assistente virtual disponível na plataforma da FastBuilt.
Itapuí: controle preciso das garantias
A Itapuí, de Itapema (SC), inovou ao integrar o sistema da FastBuilt com sua gestão de garantias, rastreando prazos e antecipando manutenções preventivas. Essa abordagem não apenas reduziu os custos com reparos corretivos, mas também consolidou a confiança dos clientes na marca.
O registro completo de cada chamado e o histórico de atendimento ao cliente em uma mesma plataforma proporcionou à Itapuí uma gestão mais transparente do pós-obra. A comunicação com o cliente, extremamente importante para o sucesso de um empreendimento, se tornou muito mais eficiente.
JR Silva Empreendimentos: dados para decisões estratégicas
A JR Silva Empreendimentos utilizou os relatórios gerados pela plataforma para identificar padrões nas solicitações e implementar melhorias contínuas em seus processos de construção. Essa análise preditiva trouxe economia significativa ao evitar problemas recorrentes nos projetos futuros.
A construtora paranaense, que já conta com mais de 12 obras de alto e médio padrão, utiliza funcionalidades como a Assistência Técnica, que auxilia no atendimento de chamados. Outra funcionalidade é o Acompanhamento de obras, que permite realizar personalizações e customizações com assertividade. A comunicação com os clientes também foi um dos pontos altos de melhorias trazidas pela tecnologia da FastBuilt à empresa.
Constrac: pioneira na gestão digital de pós-obra
Por fim, a Constrac, de São Paulo, relatou que a implementação da FastBuilt trouxe ganhos na eficiência do atendimento. Segundo a empresa, o sistema automatizou etapas burocráticas e liberou as equipes para se concentrarem no atendimento humano e estratégico.
A construtora também busca mais agilidade através da tecnologia, utilizando desde o Manual do Proprietário Digital até soluções de vistoria e entrega, pesquisa de satisfação e gestão de comunicados.
Se você também quer inovar e levar eficiência e segurança para os seus processos de pós-obra como estas construtoras, entre em contato com nossos especialistas!
Saiba mais sobre os ganhos que a nossa plataforma traz, através dos nossos conteúdos exclusivos, disponibilizados aqui.