fbpx

FastBuilt Experience 2022: a volta do networking

O FastBuilt Experience nasceu em 2018 com o objetivo de construir uma comunidade de empresas e pessoas com ideias inovadoras para enriquecer o universo de soluções voltadas para a construção civil e para o mercado imobiliário.

Desde então este propósito tem sido cumprido à risca, com cada vez mais pessoas e empresas interessadas em participar e compartilhar conhecimento.

Depois de realizar duas edições em formato virtual e híbrido – esta última com limitação de público no espaço fechado – a quinta edição do FastBuilt Experience voltou a ser 100% presencial. Os participantes puderam se reencontrar e fazer muito networking olho no olho. O evento aconteceu nos dias 6 e 7 de outubro, nos palcos do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau (SC).

No primeiro dia, palestrantes de renome destacaram como a movimentação do mercado, as inovações e o peso dos dados têm importância para a tomada de decisão das empresas.

 

Confira aqui alguns insights que rolaram nos palcos do evento!

Marcus Anselmo, da Terracota Ventures, foi o primeiro executivo a subir ao palco, trazendo uma perspectiva global sobre para onde vão os investimentos da construção. Para o profissional, não é possível dizer que a construção não inova, pois são inúmeras as oportunidades de desenvolvimento de negócios no segmento, e o próprio Experience é uma prova disso.

Um nome de destaque foi Rodrigo Akira, gerente da área do ecossistema de desenvolvedores do Google para a América Latina. Ele tratou da cultura de inovação, reforçando que este é um mindset que deve fazer parte da cultura da empresa. “Pilares como liberdade, colaboração, curiosidade e assumir riscos têm que estar presentes e não podem ser forçados”, provocou o executivo.

O primeiro dia do evento contou ainda com palestras de representantes de grandes empresas como Amazon, Dexco e Netspaces. Além da plenária, trilhas simultâneas de conteúdo sobre tecnologia e mercado imobiliário estimularam a troca de conteúdo.

 

Lançamento de marketplace marcou primeiro dia do evento

Um dos principais parceiros do projeto, o Imóveis-SC aproveitou o evento para lançar oficialmente o Imohub, um hub de serviços imobiliários que facilita a jornada de compra do consumidor.

O marketplace tem o propósito de unir a facilidade de anúncio e busca de imóveis já conhecida no Imóveis-SC, com ferramentas de inteligência artificial e dados do segmento para o corretor, com a startup Generativa.

Além disso, conta com o objetivo de resolver os serviços em toda a esteira de atendimento, incluindo financiamento imobiliário.

 

Conhecimento técnico em pauta no dia 2 do evento

Mais do que falar sobre a inserção do corretor nas redes sociais, ou como a construtora se aproveita do uso de aplicativos, as palestras no palco principal do evento abordaram temas como Machine Learning e IoT (Internet das Coisas), gêmeos digitais e o metaverso a partir da engenharia, sistema construtivo Light Wood Framing e muitos outros.

Um dos palestrantes mais aguardados no segundo dia do FastBuilt Experience foi Rafael Camargo, diretor de soluções do mercado imobiliário da Deloitte, empresa referência em serviços de auditoria, consultoria e serviços relacionados.

O executivo apresentou em primeira mão uma pesquisa inédita desenvolvida e divulgada pela Deloitte em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras imobiliárias (ABRAINC).

“O estudo busca identificar o retrato da habitação em 2040, apresentando direcionadores para empresas e profissionais do segmento para navegarem rumo ao futuro. Ele é baseado nas preferências da geração Z [nascidos entre 1995 e 2010], que atualmente representa 13% da população do Brasil”, diz Rafael. O estudo está disponível para download no site da Deloitte através do link.

Outros temas, como ESG, com foco na governança, Indústria 4.0 e Cultura da Inovação foram tratados ao longo dos dois dias de evento. Foram mais de 60 palestrantes em trilhas de conhecimento simultâneas em dois palcos do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau (SC).

 

Planos para a 6ª edição do evento

Para quem participou e pretende voltar, ou para os interessados no tema, a boa notícia é que tem mais Experience em 2023. 

O FastBuilt Experience 2022 reuniu cerca de 1,2 mil pessoas em dois dias de palestras 100% presenciais. Os participantes puderam participar de um almoço de negócios com os palestrantes, fomentando conexões e gerando insights exclusivos para seus negócios.

Outros Conteúdos