BLOG

Smart Construction: impacto para a sua construtora

A construção civil costuma ser resumida a concreto, cimento e muita mão de obra braçal. Para quem não está envolvido em um projeto, é difícil imaginar quanta tecnologia está envolvida para colocar de pé um novo empreendimento, independentemente do seu tamanho.

Porém a smart construction, ou construção 4.0, vem mostrando que desde o planejamento da uma obra até o lançamento do empreendimento finalizado há muitas soluções tecnológicas e inovadoras que podem estar envolvidas.

Neste material vamos falar mais sobre o que é o conceito de smart construction e como ele pode impactar a sua construtora. Acompanhe!

Tecnologia na construção civil

De acordo com relatório da Terracotta Ventures, a indústria da construção é uma das mais atrasadas na adoção de tecnologia e aumento de produtividade ao longo do tempo, se comparada com outros setores.

Por ter muitas partes envolvidas, esse processo de modernização com adesão à tecnologia pode ser mais demorado na construção. Por outro lado, as vantagens para os players do setor são grandes e incluem redução de custos, qualidade rastreável dos negócios e garantia do prazo de entrega.

smart constructionPrincipais ferramentas da Smart Construction

São várias as ferramentas que podem ser utilizadas para tornar a construção mais tecnológica. Veja algumas delas a seguir.

Modelagem 3D – BIM

O trabalho de um arquiteto ou engenheiro era geralmente feito todo à mão, em grandes pranchetas com folhas de papel. Os cálculos também eram feitos dessa forma, o que podia levar a erros no projeto. Além de que era mais difícil e demorado implantar melhorias e fazer alterações pedidas pelos clientes.

Com a modelagem 3D, também conhecida como BIM (Building Information Modeling, na sigla em inglês), incluída na smart construction, os projetos são feitos de forma mais rápida e ficam prontos para serem visualizados no computador, celular, tablet ou até mesmo em realidade virtual. 

O projeto é muito mais realista e a construtora pode mostrar ao cliente como realmente ficará seu apartamento ou casa quando finalizado. Do mesmo modo, o arquiteto pode incluir todo o design planejado no modelo 3D, para fácil visualização do cliente.

Realidade Virtual

A vantagem do uso desta ferramenta é reproduzir projetos inteiros antes mesmo de começarem a ser construídos. Para a construtora e imobiliária, a realidade aumentada traz a possibilidade de visualização dos ambientes em 360º, proporcionando maior conhecimento sobre a obra para posterior venda do empreendimento.

Para o cliente final também é a oportunidade para garantir que o espaço esteja do seu agrado com relação a proporções reais do projeto, mobiliário, cores, luminosidade, enfim, todos os detalhes da obra.

É uma opção à tradicional visita presencial ao apartamento decorado, possibilitando conhecer empreendimentos localizados em outros estados ou cidades sem o deslocamento do cliente.

Realidade Aumentada

Ao contrário da realidade virtual, a realidade aumentada cria ambientes novos e independentes do mundo real. Ela pode auxiliar arquitetos, engenheiros e toda a equipe de construção ao aumentar a precisão e eficiência do projeto, reduzindo erros e economizando dinheiro e tempo.

Proporcionando uma visão mais exata do que será construído, dos materiais que deverão ser utilizados, como serão as instalações e o passo a passo do projeto, informações que normalmente são difíceis de entender apenas por desenho.

Inteligência Artificial

Na construção civil, a IA pode ser usada de diversas maneiras, como, por exemplo, um atendimento ao cliente por chatbot, proporcionando melhor experiência, sendo rápido e efetivo, como no planejamento e controle de obras.

A tecnologia pode entrar como uma aliada na hora de coletar e processar todas as informações geradas no canteiro de obras, demonstrando através de softwares quais são os itens que devem ser observados de forma precisa.

É possível ainda destacar a gestão de risco, por meio de softwares e robôs que verificam o andamento da obra e podem identificar riscos a serem levados em consideração.

Benefícios da Smart Construction na construção civil

São vários os impactos positivos que a adoção da smart construction pode trazer para a sua construtora. Um deles é a redução de custos. Em longo prazo, a implementação das melhores tecnologias leva à otimização de processos e redução de desperdícios, tanto de materiais quanto de tempo dos profissionais envolvidos.

De maneira idêntica, a smart construction promove o aumento da produtividade, já que a automação das etapas de construção viabiliza o avanço da obra e melhores resultados mais rapidamente.

O investimento em novas tecnologias permitem o melhor acompanhamento das atividades, tanto física quanto financeiramente. Assim, ficam garantidas a disponibilidade de colaboradores e materiais necessários no canteiro de obras.

A facilidade de acesso a informações é outro benefício quando a construtora é adepta da smart construction. O investimento em tecnologia garante melhor gerenciamento de dados, o que facilita criação de ações específicas para auxiliar no andamento de cada etapa das obras.

A smart construction também está presente no pós-obra, proporcionando soluções para otimizar as manutenções e gerenciar garantias. Com a assistência virtual, a construtora pode resolver dúvidas dos clientes através da plataforma ou aplicativo para smartphone, evitando o deslocamento de uma equipe para fazer a assistência técnica.

Por fim, podemos destacar a redução de acidentes de trabalho e redução de gastos com possíveis falhas humanas, proporcionando maior assertividade nas tomadas de decisões do projeto.

Você já é adepto da smart construction na sua construtora? Conta pra gente nos comentários quais melhorias você gostaria de implementar na sua obra!

Outros Conteúdos

plugins premium WordPress