fbpx

Soluções sustentáveis para manutenção de edifício: confira estas dicas!

Manutenção-Dicas-Sustentabilidade-FastBuilt

No cenário atual, a sustentabilidade deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade. Na construção civil, o impacto ambiental é significativo e o setor é um dos que ainda tem um longo caminho a trilhar na busca por processos mais sustentáveis. 

De acordo com o Relatório de Status Global para Edificações e Construção, em 2022, o setor foi responsável por 37% das emissões globais de CO2 no mundo. Assim, buscar soluções sustentáveis não só na produção, mas na manutenção dos edifícios, impacta diretamente na sustentabilidade dos projetos em longo prazo.

Ao escolher determinados produtos e processos, a manutenção dos edifícios pode ser não só eficiente, mas menos poluente e, consequentemente, mais sustentável. Trocas eficientes já são possíveis, tornando os empreendimentos mais atrativos do ponto de vista do ESG e agregando valor ao espaço.

Neste post separamos algumas dicas de soluções sustentáveis para a manutenção de edifícios. Confira a seguir!

Por que buscar soluções sustentáveis na manutenção?

Se engana quem pensa que o cuidado com a infraestrutura de um empreendimento cabe apenas à construtora, no momento da execução do projeto. No pós-obra, a manutenção preventiva e a manutenção corretiva também merecem cuidado e atenção. Além do uso correto, a prevenção de falhas ou reparos mais sérios também pode ser vista como uma solução sustentável.

Afinal, quando há controle das manutenções e das garantias, evita-se custos com reparos corretivos, dando maior vida útil às estruturas. Esse cuidado contribui para a sustentabilidade, evitando trocas desnecessárias e garantindo maior cuidado de todo o espaço.

Além disso, utilizar produtos com apelo sustentável é um caminho interessante no processo de manutenção dos edifícios. Veja alguns deles, a seguir.

 

Da limpeza à pintura: soluções sustentáveis já disponíveis

Uma das formas mais diretas de incorporar sustentabilidade é substituir produtos convencionais por opções ecológicas. Alguns exemplos incluem:

Tintas e revestimentos com baixa emissão de VOC (compostos orgânicos voláteis): esses produtos melhoram a qualidade do ar interno e reduzem os impactos ambientais.

Produtos de limpeza biodegradáveis: ideais para manter as áreas comuns e internas sem prejudicar o meio ambiente.

Lubrificantes e impermeabilizantes ecológicos: desenvolvidos com bases vegetais ou biodegradáveis, eles são menos prejudiciais ao meio ambiente e às pessoas que os aplicam.

Adotar produtos ecológicos durante manutenções evita a contaminação do solo e da água e contribui para ambientes internos mais saudáveis para os usuários do edifício. Manter o registro de uso desses recursos também contribui para o uso recorrente de soluções sustentáveis. Um exemplo de histórico e de controle das manutenções, considerando inclusive os produtos usados, é a funcionalidade de Manutenção Preventiva da FastBuilt, que proporciona um registro eficiente e o acesso a todas as informações sobre ações realizadas no empreendimento.

 

Eficiência energética: fator sustentável a se considerar

Além do uso de produtos sustentáveis para a manutenção, algumas trocas ao longo dos anos podem tornar o edifício mais sustentável. A implementação de sistemas de eficiência energética é uma das principais soluções neste sentido. Algumas iniciativas que podem ser consideradas incluem:

Troca de lâmpadas convencionais por LED: além de economizarem energia, essas lâmpadas têm uma vida útil muito maior, reduzindo a necessidade de reposição constante. Considere manter na sua plataforma da FastBuilt o registro de data de troca e garantia, para mensurar de forma eficiente a vida útil destes produtos.

Instalação de sensores de presença: essenciais para reduzir o consumo em áreas de baixa circulação, como corredores, garagens e escadas de emergência.

Manutenção preventiva de equipamentos de climatização: um sistema de ar-condicionado bem ajustado consome menos energia e proporciona maior conforto térmico.

Uso de energia renovável: a instalação de painéis solares pode abastecer áreas comuns ou fornecer energia para sistemas como bombas de água e iluminação externa.

 

Gestão eficiente da água

A gestão de recursos hídricos também é um pilar da sustentabilidade na manutenção dos edifícios. Estratégias simples podem ter grande impacto:

Instalação de arejadores em torneiras e chuveiros: reduzem o consumo de água sem comprometer a funcionalidade.

Reuso de água da chuva: sistemas que coletam e filtram água da chuva podem ser usados para regar áreas verdes, lavar pisos e alimentar descargas.

Inspeções regulares para detecção de vazamentos: além de evitar o desperdício, essas manutenções preventivas contribuem para a redução de custos operacionais. Novamente, a FastBuilt é uma grande aliada, com indicação de datas de manutenção preventiva, histórico e controle eficiente destas inspeções.

Ao adotar práticas de gestão sustentáveis como estas, os gestores dos empreendimentos não apenas reduzem o impacto ambiental, mas também entregam um valor agregado para os usuários do imóvel. Conte com a FastBuilt para tornar seu empreendimento mais sustentável e promover um controle eficiente para gestão de recursos, manutenções e prevenções. 

Outros Conteúdos